Oficina de Drenagem da Bacia do Itacorubi

Para onde vai a água da chuva? Como o crescimento da cidades se relaciona com os problemas de alagamentos e inundações? Que medidas podem ser tomadas para melhorar a situação atual?

Essas questões estão relacionadas com o tema da drenagem e o manejo das águas pluviais urbanas, que é um dos componentes do saneamento básico juntamente com o esgotamento sanitário, abastecimento de água e a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos.

Em meados de 2015, foi criada, por iniciativa de técnicos da Prefeitura Municipal de Florianópolis e professores do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, Comissão para pensar diretrizes, propor instrumentos e tomar iniciativas unindo o conhecimento da Universidade ao trabalho da Prefeitura.

O principal trabalho atualmente em desenvolvimento pela Comissão é o diagnóstico dos problemas relacionados à drenagem urbana, primeira etapa para se alcançar uma meta ambiciosa de se construir um Plano Diretor de Drenagem de forma descentralizada e participativa.

Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, serão realizadas, ao longo do 2º semestre desse ano, 15 oficinas comunitárias em todas as regiões da cidade, com o objetivo de identificar os problemas relativos à drenagem urbana no nível local e discutir soluções com as pessoas que conhecem seus bairros e muitas vezes são atingidas por esses problemas.

Para ajudar na organização, sensibilização e divulgação a Comissão buscou-se o auxílio dos Conselhos Locais de Saúde estabelecidos no município para atuarem como facilitadores e apoiadores dessa iniciativa.

A primeira oficina está agendada para o dia 17 de agosto, às 19 horas, no CONFIA - Conselho Comunitário do Jardim Anchieta, Flor da Ilha e Jardim Germância, localizado no final a Rua da Vitória Régia, a ser realizada com apoio do Fórum da Bacia do Itacorubi.

Contamos com a participação de todos nesse trabalho!