Plenária 172ª Sessão Ordinária comemorou o encerramento das atividades em 2019

A reunião ordinária do mês de dezembro de 2019 do Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis ocorreu no dia 17 de dezembro de 2019, no Auditório Central da Secretaria Municipal de Saúde. Contou com a presença de 20 entidades-membros. Esta foi a última reunião do ano que contou com uma confraternização ao final da plenária realizada com recursos de doação dos conselheiros municipais de saúde.

Hospital de Caridade
O Imperial Hospital de Caridade apresentou o Plano de Trabalho que aprovou com ressalvas por meio da Resolução nº 14/CMS/2019, com indicação de nova apresentação com maiores detalhamentos no início de 2020. A plenária também aprovou a indicação da conselheira Josimari Telino de Lacerda para compor a Comissão de Acompanhamento de Metas do Imiperial Hospital de Caridade, representando o CMS.

Conselhos Distritais de Saúde
O CDS Centro denunciou os problemas no sistema de gerenciamento CELK e alertou para a falta de profissionais nas unidades de saúde. Apresentou também a necessidade construção do Centro de Saúde Alto Caieira. O CDS Continente informou do desejo de criação de comissão de acompanhamento da UPA Continente. E citou a falta de médicos CLS Vila Aparecida. Dos dois médicos, um está em fase de se aposentar e outro afastado. O coordenador do CDS Norte fez uma retrospectiva de atividades no norte da Ilha. Sugeriu relato do Secretário Municipal sobre a visita técnica às obras da UPA Norte. Citou a manifestação realizada pelos moradores do bairro Jurerê pela construção de nova unidade. O coordenador do CDS Sul ressaltou as reclamações do programa de gerenciamento CELK como travamento e lentidão. E demonstrou preocupação com possível quebra de contrato podendo causar mais transtornos ainda. Em resposta às demandas, o Secretário Municipal de Saúde fez um breve relato sobre o sistema de gerenciamento de informações em saúde CELK. Disse que já houve a contratação dos servidores de internet da empresa Amazon para tornar o acesso mais ágil. Sobre a UPA Norte, relatou sobre a necessidade de construção de uma subestação de energia devido ao aumento de carga elétrica devido a ampliação da área construída. A Construção do CS Alto Ribeirão está passando por problemas para a execução da obra. E da dificuldade em viabilizar o terreno do CS Jurerê, mesmo diante de uma série de terrenos terem possibilidade mas entraves.

Projeto CPIC
Os coordenadores do Comissão de Práticas Integrativas e Complementares – CPIC relatou a situação do projeto da Cartilha de Medicamentos Fitoterápicos de Florianópolis que, em virtude do processo licitatório não será possível realizar dentro do prazo estabelecido de 31 de dezembro de 2019. A plenária aprovou a prorrogação de 12 meses por meio da Resolução 15/CMS/2019.

Outubro Rosa
A Associação Brasileira de Portadores de Câncer – AMUCC fez apresentação sobre a atuação da entidade com sede em Florianópolis, bem como as campanhas em que participa e organiza. Citou os parceiros e a atuação da entidade na campanha do Outubro Rosa 2019.

Secretaria Executiva
A Secretária Executiva do CMS apresentou o relatório de atuação do segundo semestre. Destacando as atividades relacionadas a reuniões e atividades, a formação dos Conselhos Locais de Saúde, acompanhamento das comissões, curso de formação de conselheiros de saúde, entre outras atividades desempenhadas no período. A apresentação encerrou com a apresentação dos membros da Secretaria Executiva.

Confirma o material disponibilizado (Clique para acessar)
Apresentação Hospital de Caridade | Plano de Trabalho
Projeto CPIC | Cartilha Plantas Medicinais