HOME  |   LEGISLAÇÃO  |   DOCUMENTOS  |   A CARTILHA  |   O CONSELHO  |   REUNIÕES  |   CONTAT@

Formação Segundo Encontro de Formação de Conselheiros finalizou a capacitação 2019

No dia 28 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) aconteceu o segundo encontro de formação de Conselheiros de Saúde. O primeiro ocorreu no dia 10 de outubro e o segundo estava programado para o dia 14, mas por esta data ser vésperas de feriado, houve a transferência da data.

Ciclo Orçamentário
A primeira apresentação foi da Professora Dra. Elaine Cristina de Oliveira Menezes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Discorreu sobre ciclo orçamentário no Sistema Único de Saúde (SUS) e o conceito dos principais instrumentos do orçamento público. Também sobre a elaboração, apreciação, aprovação, execução e controle do orçamento público.

Planejamento em Saúde
A Professora Dra. Josimari Telino de Lacerda promoveu a segunda apresentação com o tema planejamento em saúde. Enumerou e transpareceu sobre os instrumentos de gestão, tais como Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias, Orçamentos Anuais, Programação Anual de Saúde, Relatório Anual de Gestão, entre outros.

Confira o material disponibilizado | Clique para acessar
Elaine Cristina de Oliveira Menezes | Ciclos Orçamentários
Josimari Telino de Lacerda | Planejamento em Saúde

Confira as Fotos