HOME  |   LEGISLAÇÃO  |   DOCUMENTOS  |   A CARTILHA  |   O CONSELHO  |   REUNIÕES  |   CONTAT@

Formação Primeiro encontro de Formação contou com grande participação de conselheiros

Na tarde do dia 10 de outubro de 2019, o Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis, realizou o primeiro de dois encontros de Formação de Conselheiros de Saúde. A capacitação é voltada para os novos conselheiros de saúde que atuam em todas as esferas do controle social de Florianópolis.

Estiveram presentes 46 pessoas, que participaram de uma dinâmica de grupo com as mesmas premissas do Sistema Único de Saúde: uma forte rede formada pela participação das pessoas. Em seguida, a Conselheira Municipal de Saúde e professora da UFSC, Josemari Telino de Lacerda, que dissertou sobre os desafios do SUS e o papel dos Conselheiros de Saúde. Logo após, a estudante de Administração Pública da UDESC, Deniela da Silva Fernandes, fez um relato sobre a consultoria à Secretaria Executiva do CMS e convidou os conselheiros a participarem dos encontros para elaboração do material voltado ao controle social.

A Conselheira Municipal de Saúde e advogada Janaina Deitos, apresentou o tema Princípios Democráticos do SUS, permitindo um debate em que abordou os direitos constitucionais do controle social, conceitos legais que permitem a participação social e intervenção nas políticas públicas. Por fim, o Conselheiro Municipal de Saúde e Presidente da UFECO (União Florianopolitana de Entidades Comunitárias) apresentou a situação política municipal, passando pelas conferências de saúde e a participação popular nos conselhos de saúde.

A Formação de Conselheiros de Saúde aconteceu no auditório do CRESS. O próximo encontro, no dia 14 de novembro no mesmo local. E irá abordar o ciclo orçamentário e instrumentos de gestão.

Confira o material disponibilizado:
Apresentação Controle Social | Janaina Deitos (acesse aqui)
Apresentação Orçamento Federal | Janaina Deitos (acesse aqui)
Apresentação Desafios do SUS | Josimari Lacerda (acesse aqui)
Album de Fotos do Encontro | Facebook (acesse aqui)

Filme Indicado na Íntegra | Josemari Lacerda | História da Saúde Pública no Brasil

Telefones (48) 3239-1549 e 3239-1580 | WhatsApp: (48) 3248-6602
Avenida Professor Henrique da Silva Fontes nº 6100 - Bairro Trindade - Florianópolis - SC
Sede da Secretaria Municipal de Saúde - CEP 88036-700