10ª Conferência Municipal de Saúde de Florianópolis- 4, 5 e 6 de abril 2019 - UFSC

Na noite do dia 4 de abril, aconteceu a abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde sob o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” com a expressiva presença de autoridades, estudantes, residentes, profissionais, gestores/prestadores de serviço, usuários do SUS e a comunidade de Florianópolis.
Das Pré-Conferências Regionais (Norte, Sul, Centro e Continente) e das Conferências Livres (Saúde da Mulher, Saúde LGBT, Saúde da População Negra, Saúde Mental e Saúde Bucal) emergiram as propostas que foram debatidas nos 9 Grupos de Trabalhos na Conferência, no dia 5 de abril. Após este mosaico de construção coletiva e democrática que contou com, aproximadamente, 1400 participantes, o trabalho da Comissão de Relatoria culminou na apresentação de 58 propostas municipais e de 42 propostas contemplando as esferas Estadual e Nacional. No dia 6 de abril, na Plenária Final da 10ª Conferência Municipal de Saúde, estas propostas foram submetidas a votação dos delegados dos segmentos de usuários, profissionais e gestores/prestadores de serviço do SUS. Foram eleitas 54 propostas municipais e 6 propostas contemplando as esferas Estadual e Nacional. Também foram eleitos os 12 delegados que representarão o município de Florianópolis na 8ª Conferência Estadual de Saúde, no mês de Julho/2019. Atendendo os requisitos de paridade a delegação é formada por: 6 delegados usuários do SUS; 3 delegados representando os profissionais de saúde; e 3 delegados gestores/prestadores de serviço do SUS.
A Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde agradece de coração a todas e a todos que se evolveram e colaboraram com a realização deste importante evento democrático de controle social! O SUS somos todos nós!

Informações: Conselho Municipal de Saúde Florianópolis cmsaude.floripa@gmail.com / (48) 32391549